Ícone Facebook SSVP

Histórico

O Abrigo criado em maio de 1966, a ideia de construí-lo partiu do saudoso Padre Bruno Carra, pároco da Igreja São Pedro de Tremembé, naquela época. O vicentino José Almeida Silva e sua esposa Alice doaram o terreno. Os pioneiros foram os Vicentinos da Conferência São Pedro, instalada na Paróquia. O Abrigo é mais uma Obra Unida da Sociedade de São Vicente de Paulo, à qual é vinculada, obedecendo a sua Regra e normas.

O Abrigo começou pequeno, apoiados pelos católicos conscientes da comunidade do Tremembé, os vicentinos construíram algumas casinhas em condições muito modestas. Eram poucos e de ambos os sexos os idosos ali abrigados. Mais tarde outros terrenos foram adquiridos, onde foi construído um prédio maior, especialmente destinado ao acolhimento de pessoas idosas e pobres. A mudança das casinhas para o Abrigo novo foi feita gradativamente.

Em 19 de abril de l970, o Abrigo foi inaugurado com a realização de uma missa celebrada por Dom Paulo Evaristo Arns. Em determinado momento houve a necessidade de optar pelo atendimento somente de um sexo, foram contempladas as vovós. Os vovôs foram encaminhados para outras Obras Unidas.

Dentro do espírito vicentino de levar a espiritualidade a seus assistidos, a capela foi construída. Hoje as missas são diárias. Atualmente o Abrigo conta com um quadro de 29 empregados, dentre eles: médico, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, auxiliar de Enfermagem,  Auxiliar de cozinha, faxineira, auxiliar de manutenção. Com 67 voluntários(as), contamos madrinhas, pedagoga, podologa, manicure cabeleira, enfermeiro, etc..